março 24, 2021

ISRAEL, um dos principais ecossistemas de inovação do mundo

Israel, um dos principais ecossistemas de inovação do mundo

Em uma entrevista exclusiva com Israel Trade & Investments falamos sobre Israel, um país que vem surpreendendo globalmente quando o assunto é inovação. Um país jovem, porém, com uma história milenar, Israel possui um dos melhores índices mundiais de educação, uma das menores taxas de desemprego do mundo, traz políticas direcionadas ao empreendedorismo e investe cerca de 5% do PIB em P&D.

Perguntamos à Taly Segal, Cônsul para Assuntos Econômicos de Israel o que tem sido feito para tornar o país o principal ecossistema de inovação do mundo e em resposta Taly cita uma fala dito por Shimon Peres, ex-presidente de Israel: “Em Israel, uma terra carente de recursos naturais, aprendemos a valorizar nossa maior vantagem nacional: nossa mente. Por meio da criatividade e da inovação, transformamos desertos áridos em campos prósperos e abrimos novas fronteiras em ciência e tecnologia.”

 A história do estado de Israel foi traçada para criar um lugar onde as pessoas pudessem viver em uma terra básica sem recursos naturais. Portanto, o lugar da criatividade e da invenção sempre foi apoiado com todas as medidas pelo governo Israelense. “Mesmo sem garantias, era melhor tentar e falhar, do que não saber o resultado. Este estado de espírito permanece até hoje. Mais apoio de programas governamentais foram iniciados para ajudar as pessoas a terem uma ideia para iniciarem um produto / uma nova invenção com o governo compartilhando riscos e custos.” destaca a cônsul.

Hoje, Israel possui a Autoridade Israelense de Inovação, o Ministério da Economia e Indústria e outras instituições nacionais que promovem diferentes programas para startups e venture capital, localmente e com colaboração global.

A confiança do governo nas ideias passou para a Indústria e todos os parceiros relevantes, como a Academia e o Exército Israelense, para colaborar e encontrar a melhor maneira de criar o melhor produto a partir de qualquer sonho.

Potencial do Ecossistema de Inovação de Israel

Atualmente, Israel – um país de 9,2 milhões de pessoas – possui cerca de 4.000 startups. A diversidade é muito grande e dificilmente existem setores nos quais as empresas Israelenses não tentam pesquisar e desenvolver soluções próprias.

Taly ressalta que se o país precisar escolher o campo que mais se destaca, provavelmente será o de Cyber, IA, Segurança & Proteção, Saúde, Energia Limpa e Agricultura.

Um dos fatores mais importantes que trouxe sucesso para o Ecossistema Israelense é a grande colaboração entre os setores da sociedade. “Por exemplo, a Academia – toda Universidade Israelense possui um Centro de Inovação, centro de P&D para um campo específico, ou um acelerador para ajudar os alunos com novas ideias a desenvolvê-las da maneira mais eficiente possível. Há ainda uma colaboração direta com programas governamentais e/ou empresas privadas.” acrescenta Taly.

Em Israel, atualmente operam mais de 300 empresas multinacionais – a maioria delas procurou startups e integrou-as à empresa. O governo israelense atua proativamente incentivando e apoiando essa colaboração.

Oportunidades e conexões

A Cônsul para Assuntos Econômicos de Israel, Taly Segal aponta que O ‘estado de espírito israelense’ é o principal motor de todo o processo. O Israelense não tem medo de correr riscos, de falhar e de tentar de novo depois de aprender com seus erros. Existe uma mentalidade cultural de que “é melhor tentar do que não saber”. Além disso, a falta de uma hierarquia rígida demais, a sociedade não formal, o pensamento de “como se tornar global” também são uma vantagem cultural.

O rápido desenvolvimento do Ecossistema Israelense e o investimento em P&D deram a Israel um vasto conhecimento e experiência em distintos campos tecnológicos. Por estarem em um mercado pequeno, os Israelenses sempre pensam nos próximos passos de colaboração no exterior. Há muita vontade de compartilhar conhecimento e expandir com outros países.

Uma iniciativa que vem com o intuito de contribuir com o desenvolvimento de novos negócios é a parceria firmada entre o NRGHub e Israel Trade & Investiments. Esta aliança visa promover a conexão com o Ecossistema de Israel, bem como encontrar soluções relevantes, parceiros ou empresas para investir. E para isso está sendo organizado um ciclo de eventos digitais para apresentar oportunidades inovadores do ecossistema de Israel para o mercado brasileiro.