fevereiro 11, 2020

USINA SOLAR CRIA – Sustentabilidade, inovação e pioneirismo no maior centro de inovação privado de Curitiba.

by nrghub in Inovação, Novidades
O CRIA – Centro Rebouças de Inovação e Aceleração e o NRGHUB, em parceria com as empresas Domínio Solar, Ribeiro Solar e Forte Soluções Ambientais iniciam o projeto da primeira micro usina solar do sul do país em um centro de inovação privado.

“O projeto será dividido em algumas fases e promete trazer não apenas os conceitos aplicados de sustentabilidade, mas também atuará como uma vitrine tecnológica com diversas soluções para empreendimentos imobiliários e para as cidades.” ressalta Renata Abreu, fundadora do NRGHUB e representante do cluster de Energias Renováveis do CRIA.

A primeira fase do projeto tem o objetivo de contribuir com a certificação LEED Platinum do CRIA e teve a contribuição da Forte Soluções Ambientais para a concepção deste projeto. Além disso, o projeto de implantação da micro usina solar, homologação e sua instalação contam com o apoio da Domínio Solar. Os equipamentos como placas solares, inversores e kit de instalação foram patrocinados pela Ribeiro Solar e RAC Engenharia.

Segundo Matheus Forte, da Forte Soluções Ambientais, todo o projeto foi dimensionado para atingir uma eficiência energética que gera um impacto significativo no consumo e no balanço energético do empreendimento. A função do projeto, além de economizar energia é educar e conscientizar o consumidor. Além disso, vale ressaltar que todo o empreendimento CRIA foi projetado de forma inteligente e eficiente, incluindo além da eficiência energética, conforto térmico e acústico, aproveitamento de águas pluviais, entre outras soluções sustentáveis.

Para Ricardo Cansian, diretor da RAC Engenharia e representante de um dos clusters do CRIA voltado à Construção Sustentável, a intenção deste projeto é poder desmistificar o conceito de energia fotovoltaica, mostrando que em Curitiba é possível sim gerar energia. Além disso, a intenção é também permitir experiências positivas e inovadoras com esta fonte energética ao público local, sejam eles estudantes, empreendedores ou empresários.

“Participar de um projeto como esse é de extrema relevância para a Domínio Solar, primeiro por estarmos próximos de um centro de inovação e segundo por termos a oportunidade de avaliar e comparar a performance tecnológica dos diferentes equipamentos ali instalados.” destaca César Augusto, diretor da Domínio Solar.

Podemos considerar que esse é só o começo de um grande laboratório vivo de tecnologias relevantes para o desenvolvimento sustentável, não apenas dos negócios, mas também, e principalmente, das cidades. Um ambiente inovador que permitirá aprimorar o conhecimento técnico a partir de vivências reais e ainda, contribuir com a melhoria da eficiência tecnológica de cada equipamento e solução presentes.

Se a sua empresa possui alguma solução sustentável venha participar da ampliação deste projeto conosco. Entre em contato: contato@nrghub.com.br