fevereiro 11, 2020

PROJETO CURITIBA 2040 – Como você imagina Curitiba em 20 anos?

by nrghub in Entrevista

O NRGHUB conversou com Pedro Masiero que é fundador da CEOS, uma startup que atua na disseminação do Strategic Foresight como ferramenta para planejamento de negócios, cidades e claro, da inovação.

O primeiro projeto da startup é o CURITBA 2040, que visa apresentar a visão de futuro da cidade de Curitiba sob diferentes óticas, desde a social, política e econômica até a ambiental e tecnológica e cultural.

Para o especialista Pedro Masiero, a reflexão sobre o futuro da capital paranaense começa: Em 2040, quantas pessoas e qual será o perfil das pessoas que viverão em Curitiba? Quais tecnologias terão mais impacto e mudarão as formas como vivemos e fazemos nossos negócios? Qual será a principal vocação econômica da Capital? Quais aspectos ambientais serão mais relevantes na qualidade de vida e para o desenvolvimento? Como será a relação entre os vários agentes públicos e privados?

Como podemos perceber, é a partir de uma série de questionamentos e formulários interconectados que começamos a construir as tendências de futuro. “O Strategic Foresight é uma ferramenta para auxiliar a responder estas e muitas outras perguntas para planejar o futuro de longo prazo.” explica Pedro, fundador da CEOS.

Essa ferramenta foi desenvolvida no pós-guerra para auxiliar na tomada de decisões. Organizações públicas e privadas usam cada vez mais o Strategic Foresigh como forma de se antecipar às possíveis mudanças, que ocorrem cada vez mais depressa. As mudanças, principalmente as sociais e tecnológicas, têm revolucionado todas as relações entre os diversos entes da sociedade, trazendo avanços, desenvolvimento econômico, mudanças culturais, mas também desafios para quem busca construir um futuro melhor e mais sustentável.

“Por isso estamos propondo o projeto Curitiba 2040, que busca antecipar as mudanças e os futuros possíveis para a cidade, possibilitando assim que as ações de hoje e dos próximos anos nos auxiliem a chegar ao objetivo da cidade em 2040. O objetivo do plano é, com o uso das técnicas Delphi e Cenários, levantar as expectativas e desejos da sociedade curitibana para os próximos 20 anos.” destaca Pedro.

O Delphi consiste em uma série de questionários sucessivos e anônimos para um grupo estratégico de pessoas, de modo a determinar uma visão única e mais representativa do que é esperado pelo grupo. “Com o resultado do Delphi serão criados cenários para o futuro da cidade e, a partir destes mapear ações que deverão ser tomadas para que os cenários se concretizem no contexto esperado.” explica Pedro.

Pedro Masiero complementa ainda que será relevante para o projeto, o levantamento de problemas e prospectivas para a Capital paranaense, possibilitando uma orientação de longo prazo. Ainda, é interessante que sejam incluídos os desafios sociais, tecnológicos, econômicos, ambientais e políticos no planejamento da Curitiba de 2040. Ao final de 2020 teremos realizado todo o trabalho de interação com o grupo estratégico do Delphi e criado os Cenários para a Curitiba de 2040, influenciando a visão da cidade para seu futuro de longo prazo, mas que reserva mudanças ainda mais contundentes que as observadas nos últimos 20 anos.

Para saber mais sobre esse projeto entre em contato com: http://ceosconsult.com/ 

Texto enviado por: Pedro Masiero, CEOS.