novembro 8, 2019

NASA Space Apps Challenge Curitiba 2019

by nrghub in Eventos

 

Nos dias 18, 19 e 20 de outubro, aconteceu o #NASA Space Apps Challenge, o maior #Hackathon do mundo. Promovido pela incubadora da #NASA, em mais de 75 países e mais de 200 cidades simultaneamente, a maratona reuniu participantes que trabalharam de forma intensiva para criar soluções, resolvendo problemas reais do planeta, em apenas 54 horas.

A NASA abre sua base de dados, colhidos através de missões, pesquisa e tecnologias desenvolvidas, e são utilizados como problemáticas para criar soluções para a humanidade.

Em #Curitiba, com realização de @Jupter.co, fomos muito além do Hackathon, que só pelos números de membros correspondentes a competição já teria quebrado records, foram perto de 100 equipes, quase 600 participantes, das mais diferentes áreas e skills. A disputa contou com desafios diversos, com questões que envolvem da mobilidade à ecologia, da fome no mundo ao aquecimento global.

A cidade que vive um momento único de ascensão de startups a unicórnio, outras recebendo robustos investimentos, e tantas surgindo como protagonistas da verdadeira mudança, contou com um evento completo de inovação, onde recebeu mais de 3mil visitantes – Feira de Inovação, Praça de Networking, Workshops para crianças e adolescentes e Palestras.

No segundo dia de jornada, tivemos o #Hackateen, e com isso o privilégio de assistir a uma lição de cooperação de 75 adolescentes, os hackers cívicos do projeto We Are All Smart (#WAAS), que co-criaram soluções para problemas como enchentes e incêndios florestais, por exemplo. Durante as apresentações, os pitches, eles se abraçavam, vibravam com as apresentações dos colegas dos outros grupos, e com demonstrações de admiração e respeito aplaudiam os professores de pé.

Mas foi no último dia de evento que ele se mostrou grandioso, não pelos números que atingiu, os resultados e vencedores, mas pelas relações e rede de colaboração que se fez presente em cada espaço dos 16 mil metros quadrados que abrigou o NASA Space Apps Challenge Curitiba.

Se você pensou que o maior hackathon da galáxia seria uma competição de pessoas em favor da tecnologia, se enganou. O que pude presenciar como voluntária e líder de marketing e comunicação do evento, que contou com 130 voluntários – inclusive mirins – que encheram de caixa d´água aos programas de processamento dos dados, foi a empatia em favor de centenas de pessoas que até o dia 1 eram completos estranhos e foram capazes de criarem laços genuínos de colaboração, em torna de uma mesma causa.

Juntos somos gigantes!

Sonhar é extraordinário, mas incipiente. Realizar é urgente e transformador.

As duas equipes vencedoras do maior hackathon da galáxia em Curitiba, #SpaceAppsCuritiba, foram: Em primeiro lugar, a equipe número 19, Conéctar, composta por Airton Silva, Bruno Mendonça Patinho, Gustavo Duarte Guimarães, Karoline de Oliveira da Silva, Matheus Gimenes, e Theo La Pastina Modesto. Em segundo lugar a equipe 47, composta por Altair Quintino Turbay Júnior, Daniel de Queiroz Barbosa, Gabriel Gomes de Oliveira Ribas, Maíra Godoy de Carvalho, Rafael Bastiansch, Sandra Felicidade Lopes da Silva.

E aqui estão os vencedores das duas categorias verticais locais e as cinco categorias de desafios propostos pela NASA:

➡ Categorias verticais com apoio do Grupo Boticário e Bosch Brasil com desafios de viés sustentável e de mobilidade:

Equipe 06 e 34 | Sustentabilidade

Equipe 27 e 80 | Mobilidade

———————————————————————-

Confira as categorias:

CATEGORIA 01: Oceanos da Terra – Use os dados da NASA para entender e proteger melhor os oceanos da Terra.

CATEGORIA 02: Nossa Lua- Pense criativamente sobre o nosso vizinho mais próximo e interprete os dados e conceitos da NASA para encontrar soluções.

CATEGORIA 03: Planetas próximos e distantes- Use os dados da NASA para explorar os sistemas de outros planetas, próximos e distantes.

CATEGORIA 04: Para as estrelas – Os desafios desta categoria o convidarão a pensar muito e a ser criativo sobre ciência e exploração espacial, seja seu ponto de vista científico, tecnológico, artístico – ou todos os três!

CATEGORIA 05: Vivendo em nosso mundo – Os desafios desta categoria solicitarão que você crie soluções usando dados da NASA – uma história, um jogo, um vídeo, qualquer produto de seu projeto – que capturam como é viver na Terra.

Texto enviado por: Pamela Basso, Jupter