outubro 6, 2019

Inauguração ABREN – Associação Brasileira de Recuperação Energética de Resíduos

by nrghub in Sem categoria

ABREN defende o uso de resíduos para a geração de energia

Evento de lançamento da associação em Brasília superou as expectativas dos organizadores

O evento de lançamento da Associação Brasileira de Recuperação Energética de Resíduos (ABREN), realizado na última terça-feira (24/9), em Brasília, superou as expectativas dos organizadores com um público superior a 200 pessoas, mostrando o grande interesse de autoridades, patrocinadores e empresários em conhecer as tecnologias de Waste-To-Energy (WTE) e as oportunidades de investimento que deverão surgir nessa área nos próximos anos no Brasil.

De acordo com o presidente da ABREN, Yuri Schmitke, a associação foi criada para fomentar tecnologias de recuperação energética de resíduos, com objetivo de gerar energia limpa e renovável para o Brasil. Os resíduos, muitas vezes considerados como imprestáveis, na verdade são valiosos e podem gerar riqueza para o país. O Brasil produziu cerca de 80 toneladas de resíduos por ano, o suficiente para ocupar mais de 220 estádios de futebol. Esses resíduos são depositados em aterros e lixões. Esse tipo de armazenamento, contudo, pode contaminar o solo e a água, além de emitir quantidade significativa de gases de efeito estufa na atmosfera.

“Quero agradecer a todos os presentes, patrocinadores, associados, autoridades, empresários, consultores, engenheiros, advogados, enfim, a cada um de vocês que estiveram conosco e nos apoiaram, e mesmo os não puderam estar presentes nesse dia tão importante para ABREN. Estou certo que teremos outras oportunidades de estarmos juntos”, disse o presidente executivo da ABREN, Yuri Schmitke.

O evento contou com ilustres presenças do cenário empresarial e político. Estiveram presentes o Deputado Federal Arnaldo Jardim (Cidadania-SP); o Embaixador da Itália no Brasil, Antônio Bernardini; Alessandro Amadio, representante da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO); Everardo Ribeiro Gueiros Filho, Secretário de Projetos Especiais do Distrito Federal; Ruy Coutinho, Secretário de Desenvolvimento Econômico do Distrito Federal; Ronaldo Nogueira, presidente da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA); e Roberta Maas dos Anjos, presidente da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN).

A ABREN agradece a todos que fizeram do nosso lançamento um evento de grande sucesso. Foi uma oportunidade única para mostrarmos os desafios da gestão sustentável de resíduos no Brasil e como a ABREN pretende ajudar o nosso país a transformar esses passivos ambientais em investimentos, infraestrutura, emprego, renda e geração de energia limpa e renovável.

Sobre a ABREN:

Associação brasileira sem fins lucrativos e de âmbito nacional que tem como objetivo promover a interlocução entre a iniciativa privada e as instituições públicas,  nas esferas nacionais e internacionais, e em todos os níveis governamentais, representar e certificar empresas e fabricantes de equipamentos de recuperação energética, reciclagem e logística reversa, promover eventos institucionais, acadêmicos, P&D e buscar por soluções legais e regulatórias para o desenvolvimento de uma indústria sustentável e integrada de resíduos no Brasil.