agosto 31, 2019

Tecnologias Sustentáveis e as Cidades Inteligentes – Entrevista Caio Castro – iCities

by nrghub in Novidades, NRGHUB

As tecnologias sustentáveis, ou também conhecidas por tecnologias verdes, levam em consideração o impacto que algum produto ou solução tem sobre o meio ambiente e sobre a vida das pessoas. Essas tecnologias podem ser consideradas a “luz no fim do túnel” para a mitigação das mudanças climáticas. Com conceitos de sustentabilidade aliados ao desenvolvimento tecnológico, as tecnologias verdes ou sustentáveis vêm para melhorar a forma de consumir e produzir, minimizando a geração de resíduos e o consumo de recursos naturais.

 

Em uma entrevista exclusiva ao NRGHUB, Caio Castro, diretor do iCities traz sua visão sobre a influência das tecnologias sustentáveis no desenvolvimento das cidades inteligentes ressaltando que as tecnologias, de maneira geral, devem ser entendidas como um meio e não como um fim. Não só no Brasil, mas como no mundo, a busca por qualidade de vida e por um propósito das nossas ações é cada vez mais visível. Entretanto, as tecnologias que irão transformar nossas vidas para melhor ainda são vistas pelos cidadãos como utópicas, coisas de uma “cidade do futuro”, acrescenta Caio Castro.

 

Sabemos que atualmente, um desenvolvimento sem tecnologia e sem conectividade não reflete crescimento econômico. No entanto, o desenvolvimento precisa ser sustentável, trazendo benefícios sociais, ambientais e obviamente econômicos. Dessa forma, para o diretor do iCities, vivemos num período de abundância tecnológica e saber usá-las reflete diretamente na melhoria da qualidade das nossas vidas, de forma a contribuir com os pilares da sustentabilidade.

 

Os desafios de se implantar soluções tecnológicas mais modernas, mais humanas e sustentáveis existe, não apenas nas cidades brasileiras, mas em cidades do mundo todo. Segundo Caio, apesar dos grandes percalços que temos no Brasil, o principal desafio é a dificuldade de contratação dessas novas soluções provindas de uma nova economia. A maioria das contratações são feitas através de PPP´s – Parcerias Público Privadas – e muitas dessas tecnologias já estão sendo vivenciadas em nosso dia a dia sem nos darmos conta.

 

Além disso, Caio Castro ressalta que o setor público possui uma velocidade diferente da evolução tecnológica que vivemos hoje. As políticas públicas são importantes e podem impulsionar o crescimento tecnológico, principalmente com formas de contratação mais brandas, atualizadas, mas hoje, felizmente, o cidadão pode ser protagonista dessa transformação e tem que entender que ele tem o poder para isso.

 

O iCities é uma empresa Curitibana, fundada em 2012, pioneira no mercado de cidades inteligentes que nasceu com o propósito de desenvolver novas concepções ao desenvolvimento urbano e de promover uma melhor qualidade de vida aos cidadãos.  Como um parceiro estratégico do NRGHUB, o iCities promove ações que fomentem o desenvolvimento de seis grandes eixos como o Empreendedorismo de Impacto (Startups), Economia Criativa, Sustentabilidade, Energia Limpa, Tecnologia e Conectividade. Tendo em vista o pioneirismo da empresa, o iCities se tornou o representante oficial da FIRA Barcelona no Brasil, empresa que organiza o maior evento de cidades inteligentes do mundo. Com uma edição anual, o Smart City Expo Curitiba irá para sua 3ª edição em março de 2020 com expectativa de +10.000 pessoas.

 

Em função do seu posicionamento estratégico local, o iCities vem atuando em diferentes campos afim de disseminar e acelerar a implementação dessas tecnologias nas cidades. “Como trabalhamos com uma temática relativamente nova, de Cidades Inteligentes, além das consultorias que realizamos em projetos como novos bairros inteligentes e das soluções que representamos, realizamos grandes eventos como forma de “evangelizar” o tema aqui no Brasil.”, destaca Caio Castro. O diretor do iCities complementa que teremos uma transformação muito impactante com o setor de energia e com a expansão dos carros elétricos e IOT (internet das coisas), sendo fundamental o avanço em tecnologias de geração de energia e soluções de armazenamento dessa energia.

 

Caio Castro é empresário, sócio-diretor da empresa iCities – Smart Cities Solutions, empresa pioneira no Brasil em projetos e soluções para cidades inteligentes e representante da FIRA Barcelona no Brasil, realizadora da edição nacional do maior evento do mundo de cidades inteligentes, o Smart City Expo Curitiba. Foi fundador da startup forUs – Soluções e Sustentabilidade. Graduado em Diseño Industrial pela Universidad Andrés Bello, Santiago, Chile com MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV. Consultor, palestrante e ex-membro do Global Shapers Community, iniciativa do Fórum Mundial que visa unir jovens empreendedores de alto impacto.