agosto 31, 2019

O que é a Construção Verde? – Daniella Abreu

by nrghub in Especialista, NRGHUB

Construção verde pode ser usada de forma intercambiável com construção verde ou construção sustentável. Portanto, construção verde significa o uso de processos eficientes em termos de recursos e ambientalmente responsáveis ​​na construção para garantir a sustentabilidade vitalícia do edifício.

O processo requer uma estreita colaboração dos engenheiros de construção, do cliente e dos arquitetos em todo o projeto de construção. O objetivo é garantir que os métodos de construção e construção sejam econômicos, duráveis ​​e reduzam os efeitos gerais sobre o meio ambiente e a saúde humana, com foco central no uso eficiente de energia e recursos, preservação da água, melhoria da saúde ocupacional e redução de poluição e desperdício.

Agora, vamos dar uma olhada nas principais tecnologias de construção sustentável usadas na construção ecológica.

  1. Energia solar

A energia solar tem sido cada vez mais explorada como uma tecnologia de construção sustentável. Na construção verde, é utilizado de duas maneiras. Um pertence à energia solar ativa e o outro é energia solar passiva. A energia solar ativa é o uso de sistemas solares funcionais que absorvem a radiação solar para suprir aquecimento e fornecimento de eletricidade. Reduz a necessidade do uso de eletricidade ou gás.

Por outro lado, a energia solar passiva é um projeto que usa os raios do sol para aquecer casas através da colocação estratégica de janelas e o uso de superfícies absorvedoras de calor.

  1. Materiais biodegradáveis

O uso de materiais biodegradáveis é um meio ecologicamente correto de tornar a construção sustentável. A maioria dos métodos tradicionais de construção leva ao acúmulo de resíduos e produtos químicos tóxicos, cuja maioria leva centenas de anos para se degradar. E mesmo se degradarem, contamina e prejudica o meio ambiente. Materiais biodegradáveis, tais como tintas orgânicas, portanto, ajudam a limitar os impactos negativos sobre o meio ambiente, já que eles podem ser facilmente quebrados sem a liberação de toxinas. O uso de materiais biodegradáveis para a fundação de edifícios, paredes e isolantes também fazem parte de tecnologias de construção sustentável

  1. Isolamento verde

Isolamento é uma das maiores preocupações quando se trata de construção de edifícios e casas nos países com invernos rigorosos. No entanto, a maioria das pessoas não sabe que os isoladores são simplesmente filtros de parede que não precisam ser feitos de materiais caros e altamente acabados. Nesta base, o uso de isolamento verde provou ser uma tecnologia de construção sustentável, uma vez que elimina a necessidade de acabamentos de alta qualidade feitos de materiais não renováveis.

  1. O uso de eletrodomésticos inteligentes

Casas e prédios comerciais consomem a maior parte da energia do mundo e, por esse motivo; exigiu o uso de letrodomésticos inteligentes como parte de tecnologias de construção sustentável. As tecnologias de construção sustentável enfatizam a instalação de eletrodomésticos economizadores de energia e auto-suficientes. As máquinas de lavar louça, geladeiras e máquinas de lavar roupa da SmartGrid são exemplos de tais tecnologias sustentáveis.

  1. Telhados frescos

Os telhados frios são tecnologias sustentáveis de design verde que visam refletir o calor e a luz do sol. Ajuda a manter as casas e edifícios à temperatura ambiente normal, diminuindo a absorção de calor e a emissão térmica. O design faz uso de tintas reflexivas e azulejos especiais que absorvem menos calor e refletem a maior parte da radiação solar. Por exemplo, os telhados frios podem reduzir a temperatura em mais de 50 graus Celsius durante o verão. Telhados frios, portanto, minimizam a dependência do ar condicionado e, por sua vez, reduzem o uso de energia, o que se traduz em menos emissões cumulativas de gases de efeito estufa das usinas de energia.

  1. Suprimento reciclados

A busca de recursos sustentáveis, como o próprio nome sugere, é um excelente exemplo de tecnologia de construção sustentável, pois garante o uso de materiais de construção projetados e criados a partir de produtos reciclados e que precisam ser ecologicamente corretos. Na maioria dos casos, resíduos agrícolas ou subprodutos são usados para produzir os materiais de construção. No geral, os materiais são remanufaturados, reciclados, recicláveis e obtidos de fontes sustentáveis.

  1. Casa de baixa energia e projeto de construção de energia zero

As tecnologias de construção sustentável normalmente incluem mecanismos para diminuir o consumo de energia. A construção de edifícios com madeira, por exemplo, é uma tecnologia de construção sustentável, porque tem uma energia incorporada menor em comparação àquelas feitas de aço ou concreto. Construção verde sustentável também faz uso de projetos que reduz o vazamento de ar e permite o livre fluxo de ar, enquanto ao mesmo tempo, utilizando janelas de alto desempenho e técnicas de isolamento.

Estas técnicas destinam-se a reduzir a dependência do ar condicionado e do aquecimento interior. Além disso, a colocação estratégica de janelas é outra técnica que incentiva a iluminação diurna, minimizando assim a necessidade de iluminação elétrica ao longo do dia. O uso de energia renovável, como a solar para iluminação e aquecimento de água, também faz parte do projeto de casas de baixa energia e de energia zero. Os custos iniciais da instalação de edifícios com energia zero podem ser altos, mas eles compensam a longo prazo.

  1. Vidro Inteligente Eletrocrômico

O Smart Glass Eletrônico também constitui uma das tecnologias em construção sustentável. O vidro inteligente eletrônico é uma nova tecnologia que funciona especialmente nos períodos de verão para impedir o calor da radiação solar. O vidro inteligente usa pequenos sinais elétricos para carregar ligeiramente as janelas para alterar a quantidade de radiação solar que reflete.

Ele é incorporado ao sistema de controle de edifícios, permitindo que os usuários escolham a quantidade de radiação solar a ser bloqueada. Com esta tecnologia, residências e edifícios comerciais podem economizar muito em custos de aquecimento, ventilação e ar condicionado.

  1. Tecnologias de eficiência hídrica

Existem várias tecnologias eficientes em termos de uso de água, que fazem parte de tecnologias de construção sustentável. Essencialmente, as tecnologias abrangem a reutilização e a aplicação de sistemas eficientes de abastecimento de água. Exemplos incluem o uso de encanamento duplo, reutilização de água cinza, coleta de água da chuva e instalações de conservação de água. Esses métodos garantem que a água seja adequadamente gerenciada, reciclada e usada para fins não portáteis, como lavar carros e lavar vasos sanitários.

Em geral, as tecnologias de construção sustentável da eficiência hídrica reduzem os custos de uso da água e ajudam na conservação da água. Nas áreas urbanas, as tecnologias pretendem reduzir o desperdício de água em 15% para tratar da escassez de água doce.

  1. Tecnologias sustentáveis do ambiente interno

A saúde e segurança dos ocupantes do edifício é fundamental e deve ser garantida durante a construção de qualquer edifício ou casa. Como tal, tecnologias internas sustentáveis são obrigatórias em construções verdes. Os materiais utilizados devem garantir padrões de segurança ecológicos que incluam elementos livres perigosos, materiais atóxicos, emissões de baixa volatilidade e resistência à umidade.

Por exemplo, materiais de cortiça, madeira e bambu são de origem natural e não têm elementos tóxicos, irritantes ou cancerígenos. O uso de materiais com baixos COVs também aumenta o IAQ e limita a exposição a substâncias químicas que ameaçam a saúde, como vinil, fenol-formaldeído e chumbo.

 

Adaptado do artigo; https://www.conserve-energy-future.com/top-sustainable-construction-technologies-used-green-construction.php