agosto 9, 2019

Quem será o senhor do campo?

by nrghub in Especialista

Antigamente os proprietários dos campos produtivos eram os responsáveis por estabelecer uma relação livre e comercial com o agricultor, envolvendo obrigações de ambas as partes, inclusive o pagamento de impostos e benefícios vindos da terra, eram os chamados senhores feudais, naquela época, os senhores do campo.

Atualmente, vivemos uma nova era, a tão falada Revolução Digital, onde paradigmas estão sendo quebrados, costumes alterados e processos/produtos inovados, todos os setores da economia e sociedade estão sendo afetados.

Tudo acontecendo de forma veloz, conectada e gerando um fluxo de dados jamais imaginado. Empresas desenvolvendo automóveis sem motoristas, casas inteligentes, tratores autônomos, drones pulverizadores e robôs com poder de decisão.

Diversos mercados passaram por essa transformação digital e agora chegou a vez do agronegócio.

Da indústria ao produtor rural, todos estão sendo impactados por essa nova dinâmica tecnológica.

Oportunidade ou risco?

O produtor cada vez mais informado, com sistemas automatizados e a inteligência artificial auxiliando nas decisões de sua lavoura, das operações mecanizadas até a quantidade de chuva que cai em cada talhão, tudo em tempo real. Inclusive obtendo toda a rastreabilidade da produção, sem interferência humana.

Dentro deste cenário digitalizado e veloz, o distribuidor também está sendo impactado, seu modelo de negócio será questionado, as formas de prospecção, aquisição e fidelização de clientes serão e/ou já estão sendo alteradas, os canais de entrega da sua proposta de valor sofrerão modificações, enfim, o negócio distribuição irá mudar, a questão é, quem está preparado ou se preparando para o futuro?

Esta revolução é um caminho sem volta, temos que aprender a desaprender, para aprender coisas novas, para evoluir, utilizar a tecnologia em prol do crescimento, do desenvolvimento, do produtor, do distribuidor, da indústria, do agro.

A mudança veio com uma velocidade feroz e irá exigir daqueles que queiram ser protagonistas, players do agronegócio, agilidade, adaptação e equipes capacitadas, quem souber aproveitar essa onda, será o senhor do campo!!

Bruno Quadros é formado em Agronomia com especialização em Gestão de Empresas e formação em Coaching pela Febracis. Possui 16 anos de experiência no mercado agrícola, atuando em empresas nacionais e multinacionais. Diretor da BQ Agro, empresa especializada em Gestão no Agronegócio, ministrando palestras e treinamentos para o desenvolvimento pessoal e profissional.