maio 3, 2019

Programa de Consumo Consciente do NRGHub propõe práticas para redução de gastos com energia

by nrghub in NRGHUB

As medidas foram aplicadas depois de um primeiro diagnóstico de consumo com base em uma plataforma de medição inteligente

Desde o dia 30 de março, o NRGHub desenvolveu e implementou o Programa Consumo Consciente, denominado B-Smart!, que conta com o apoio da medição inteligente da startup Sm4rt Digital. Entre as práticas sustentáveis propostas pelo programa, um dos objetivos é melhorar o uso de energia com a identificação de comportamentos de consumo e otimização dos recursos.

A primeira parte do programa é fazer uma aferição do consumo mensal de energia elétrica por um período de um ano. As medições iniciais identificaram gastos adequados à utilização do espaço, mas também constataram possíveis reduções nos custos com energia. “Até o momento, o perfil de consumo é condizente com o funcionamento do estabelecimento. Porém, existem consumos constantes, na ordem de 150kWh, que representam aproximadamente R$120,00 por mês e apresentam comportamento estranho as cargas existentes. Estas cargas serão mapeadas e contabilizadas com o objetivo de trazer economias ao estabelecimento na ordem de 15%, ou seja, aproximadamente R$200,00 por ano. Em todo caso estes consumos podem ser atribuídos a sistemas eletrônicos, como televisores, ar-condicionado e principalmente equipamentos de linha branca como geladeiras, filtros de água e fornos de microondas”, revela um dos diretores da Sm4rt, Marcos Lima.

Segundo a fundadora do NRG Hub, Renata Abreu, esses custos excedentes representam gastos desnecessários ao final de um ano. “Essas cargas constantes, que possivelmente são de alguns equipamentos de uso diário e por isso sua gestão se torna importante, uma vez que existem oportunidades de economias que ao final do ano representam mais que a mensalidade de um mês de energia. Então, baseados no diagnóstico, começamos a desligar alguns equipamentos da tomada quando não estamos usando, como as televisões, a impressora e a cafeteira”, revela.

A adoção dessas medidas para redução do consumo sempre é sugerida e reavaliada periodicamente para buscar resultados contínuos. “O cliente recebe insights e recomendações de melhores práticas com seus respectivos potenciais de economia. Além disso, ele pode realizar um autogerenciamento do consumo, pois todas as informações ficam disponíveis em uma plataforma de gerenciamento em nuvem”, conta Marcos Lima.

Mais do que otimizar o consumo de energia elétrica no NRG Hub, a intenção é servir de exemplo para que outros estabelecimentos comerciais também utilizem esse tipo de tecnologia e práticas. “Pretendemos com isso aprimorar o Programa B-Smart! e expandi-lo para estabelecimentos comerciais, como restaurantes, hotéis, farmácias, entre outros, além de condomínios residenciais e prediais”, revela Renata Abreu.

Contudo, ela afirma que a maior dificuldade são as pessoas entenderem a importância de otimizar o consumo. “O grande desafio não é mostrar o que está sendo consumido de maneira excedente, é fazer as pessoas terem a consciência da importância de reduzir esse consumo e o nosso propósito é esse, por meio do uso dessa tecnologia contribuir com a conscientização das pessoas sobre a otimização e uso inteligente da energia elétrica.”

Sobre o Programa B-Smart!

Qualquer empresa ou empreendimento comercial pode adotar o Programa de Consumo Consciente B-Smart! do NRGHub. “O programa ainda está em fase piloto e visa ofertar soluções sustentáveis para a gestão eficiente de água, gás, energia e resíduos de empreendimentos comerciais e condomínios residenciais. Para isso, nos apoiamos na tecnologia e conceitos de IoT – Internet das Coisas para gerar mais valor para o consumidor”, aponta Renata Abreu.